CorpoExpostoMundoDilatado
O projeto “Corpo Exposto, Mundo Dilatado” é proposto por Alexandra Castilhos como pesquisa de Mestrado em Artes Cênicas dentro do PPGAC da UFRGS. A pesquisa explora a produção de material coreográfico a partir de práticas somáticas, improvisações guiadas e exercícios performáticos. A condução do trabalho é embasada na Pesquisa Somático-Performativa, campo desenvolvido por Ciane Fernandes (2012), que é organizada por uma prática somática que prioriza a experiência vivida e a criação de conexões entre o microcosmo do corpo e o macrocosmo das relações culturais e sociais. É neste sensibilizar para experimentar que os desejos que emergem e que moldam o trabalho são percebidos. As sincronias determinam as cenas enquanto as imagens que surgem das improvisações propõem possibilidades de ocupação do espaço.
Partimos da ideia de um corpo poroso e atento aos estímulos externos e internos, modelando os níveis de atenção destinados a cada proposta a ser investigada.
Performance em processo,Corpo Exposto Mundo Dilatado, pesquisa de mestrado de Alexandra Castilhos, São Leopoldo,2016. Foto:Samira Abdalah
Performer: Fernanda Stürmer. Foto: Rubivar
Performer: Samira Abdalah Foto:Rubivar
Performer: Alyne Rehm Foto: Rubivar
Performer: Alexandra Castilhos Foto: Rubivar
CorpoExpostoMundoDilatado - São Leopoldo
Alexandra Castilhos
Fernanda Stürmer
Samira Abdalah
Felipe (Bob)
Performance e paisagens
contam a história de São Leopoldo
Uma performance de dança com três performers e um músico executando a trilha sonora ao vivo ocorrerá nas principais ruas e praças do Centro de São Leopoldo. A manifestação artística pauta a relação entre cada performer e os afetamentos que as ruas da cidade provocam. É o que poderemos conferir com o projeto “Corpo Exposto, Mundo Dilatado”, criado pelo Singulativo Artístico com financiamento do Fundo de Cultura de São Leopoldo e apoio da Ocupação Feminista.
Conforme a artista Alexandra de Castilhos, responsável pela concepção do projeto, a proposta explora a produção de material coreográfico a partir de práticas somáticas e exercícios performáticos, integrando a história da formação da cidade de São Leopoldo ao processo criativo. O projeto nasceu a partir do seu projeto de mestrado realizado na Ufrgs e finalizado em 2017.
Para isso, a performance iniciará na Praça Centenário, marco da Imigração Alemã na Cidade e percorrerá a Praça da Matriz, Rua Independência, criando trajetos performáticos até a Praça 20 de Setembro, onde finalizam a apresentação. Além disso, o grupo também distribuirá postais sobre a performance dançada nas ruas com fotos históricas da cena capilé. O projeto ainda realizará um workshop aberto ao público, no início do mês de novembro.
“Corpo Exposto, Mundo Dilatado” leva a dança para as ruas e praças da cidade como forma de garantir o acesso gratuito à arte, fortalecendo o caráter público da cultura de São Leopoldo. Sobre dançar a cidade e sua história, Alexandra ressalta que “o público participa junto pelas ruas, não apenas como testemunha, mas também sustentando a performance, já que integra os atos”.
Em sua estreia, as performers Alexandra de Castilhos, Samira L. Abdalah e Fernanda Sturmer, juntamente com o músico Felipe Valente, iniciarão a dança nos caminhos da cidade na Praça do Imigrante seguirão até a Feira do Livro, integrando a programação do evento. Depois seguem o trajeto pela Rua Independência e irão para a Praça 20 de Setembro. "Ao caminhar pelas ruas do centro é possível identificar arquiteturas históricas convivendo com estruturas modernas. Essas estruturas, incorporadas pelos serviços, comércios e atividades desenvolvidas pela economia diária da cidade, propõem múltiplas informações visuais, sonoras e olfativas ao caminhante."
Serviço:
Apresentação: Corpo Exposto, Mundo Dilatado
Datas: 26 e 27 de Outubro - 02 e 03 de Novembro
Horário: sempre às 16h30
Trajeto: Praça Centenário, Praça da Matriz, Rua Independência e Praça Vinte de Setembro
Ficha técnica:
Concepção: Alexandra de Castilhos
Performers: Alexandra de Castilhos, Samira L. Abdalah e Fernanda Sturmer
Pesquisa Histórica: Singulativo Artístico com orientação de Fernanda Sturmer
Músico: Felipe Valente
Fotos e Edição Fotográfica: Mariana Souza
Divulgação: Singulativo Artístico e Cátia Cylene
Produção: Singulativo Artístico
Financiamento: Fundo de Cultura de São Leopoldo/RS
Apoio: Ocupação Feminista
Instagram: @corpoexposto