O ujjāyī aumenta a temperatura e o calor corporal, normaliza o funcionamento da glândula tireoide e do sistema endócrino, estimula o relaxamento e a interiorização.
A respiração ujjayi é frequentemente traduzido como o sopro da vitória.
“Uj” significa “ascendente” e “expansão”. Isso sugere uma sensação de poder e elevação. ‘ Jaya ‘ significa vitória e sucesso ou ‘conquistar’ ou ‘adquirir por conquista’.
Ujjayi significa “aquele que é vitorioso”.
Caracteriza-se pela respiração lenta e profunda junto com um “sussurro” emitido pela passagem do ar pela glote contraída, como o som do oceano ou quando ouvimos o interior de uma concha.
Essa é a base dos pranayamas que beneficia a todos, pois oxigena os pulmões e tonifica o sistema nervoso. Junto com ásanas como salamba sirsasana, salamba sarvangasana são os ideais, que de alguma maneira acontece naturalmente devido ao ângulo e a forma do corpo em ambas as posturas. Essa respiração, em algumaas modalidades da Yoga é feita durante a execução dos ásanas, assim traz a sensação de um guerreiro calmo, focado e em alerta. Quando praticada como pranayama, a respiração Ujjayi expande a caixa torácica, ampliando a capacidade respiratória. Com apenas 5 minutos de prática, você começará a perceber a diferença do estado da sua mente e do corpo.
O texto Yogue Gheranda Samhita diz que, se praticado corretamente, Ujjayi tem um efeito calmante no sistema nervoso e na mente, tem um profundo efeito relaxante, diminui o ritmo cardíaco e baixa a pressão sanguínea.
A consciência da respiração é transferida para a mente inconsciente o que afeta o sistema nervoso que governa a respiração. Um padrão suave e profundo de Ujjayi tem um profundo efeito a nível psíquico. A pressão da glote sobre a carótida é responsável por baixar a pressão sanguínea, reduzindo a tensão e diminuído a atividade mental (pensamentos).
Acalma os nervos e a mente errática fica mais estável, a exaustão, sensação de queimação no peito, falta de ar, bloqueio respiratório, respiração curta, são todas curadas com essa prática, pois gera energia vital.
Ujjayi também funciona como um potente pratyahara (recolhimento dos sentidos): ao focar a atenção na respiração, todos os estímulos externos se dissolvem e assim preparamos a mente para a meditação, que pode ocorrer num nível mais amplo, até mesmo na prática de ásana. Um estado de presença e atenção que pode ser associado com dhárana (concentração). Também se associa a prática de Ujjayi a longevidade, já que estende a respiração. A tradição yogue diz que nascemos com um número determinado de respirações ao longo da vida. Portanto se a respiração é mais longa, isso se relaciona diretamente com mais tempo de vida.
A purificação do corpo emocional também é um efeito do Ujjayi, já que libera emoções estagnadas nos tecidos, as quais são eliminadas pela exalação e transpiração.
Benefícios
Aumenta o foco da mente.
Permite que a pessoa se mantenha focada na respiração e no corpo físico ao longo da prática.
Estimula a circulação do prana no sistema das nadis, os canais da energia vital
Elimina tensões corporais ao estimular o fluxo da força vital.
O recolhimento da glote regula (aumenta) a temperatura interna do corpo físico.
Isso, por sua vez aumenta a proteção natural do corpo contra eventuais lesões e facilita a prática dos ásanas.
Facilita a circulação do oxigênio pelo organismo, ajudando no trabalho do sistema cardiorrespiratório.
Funciona como um alerta para ficamos mais sensíveis aos sinais que o corpo nos envia ao longo da prática.
Ajuda a manter a equanimidade da mente, pois reduz a natural identificação com o corpo e suas sensações.
Estimula o funcionamento da glândula tireoide e tonifica o sistema endócrino.
Como fazer Ujjayi
Inicie a prática sentado numa postura confortável, cabeça no alinhamento da coluna e ísquios apoiados.
Faça uma respiração completa para inundar todo o seu pulmão, sinta seu corpo e traga a consciência para a respiração
Inspire e exale pelas narinas
Durante a respiração contraia a glote e sinta o ar passando por trás da garganta
Inspiração e exalação lenta e profunda
Produza um som parecido com o barulho do mar
Se você tiver dúvidas sobre a contração da glote, tente experimentar as seguintes dicas:
Exale com a boca aberta como se fosse soltar um bocejo, perceba se contraiu a glote para fazer o ar sair quente, em seguida feche a boca e faça o mesmo, mas deixando o ar sair pelas narinas.
Coloque a língua atrás dos dentes superiores, isso ajuda para que o ar passe por trás da garganta
Fique tranquilo, pois na região da garganta, a glote é a única estrutura que você conseguirá contrair, então se sentir algo contrair, é a sua glote.
Durante o Ujjayi, perceba se não está machucando a garganta, pois a respiração não é agressiva, ela deve ser gentil e sem arranhar a mesma.
Boa prática!
Comments