Hari Om tat Sat é um mantra bastante antigo dos Vedas.
Hari Om é um mantra e
Om Tat Sat é outro.
Hari representa o universo manifestado e a vida.
Om representa o não manifestado e a realidade absoluta. A palavra ‘realidade’ quer dizer sobre a total existência.
Você pode usar a palavra Deus. Realidade, existência, Deus, Brahman, o absoluto, todas são termos sinônimos apontando para um ‘ser’, mas na verdade eles não conseguem definir este ‘ser’ de fato.
Esta realidade tem dois estágios.
Um é o absoluto, o outro é o manifestado.
O universo em matéria, seu milhares de sóis, luas e estrelas, espaço, tudo aquilo além disso e além deste pequeno planeta Terra, por mais distante que podermos ir, tudo isso é a manifestação daquela realidade, e não uma criação dela. Existe uma diferença entre o processo de criação e o manifestado.
Imagine que tenha algodão e deste algodão faz-se linha e desta linha faz-se uma camiseta. O algodão tornou-se uma camiseta, ele não criou uma camiseta. O algodão se transformou em uma camiseta. Da mesma forma existe esta grande força invisível. Ninguém pode ver e ninguém nunca viu, com exceção de uns poucos aos quais chamamos de ‘avataras’.
Então, Hari Om Tat Sat significa:
‘Aquilo que é a verdade. Aquilo que eu vejo com meus olhos e aquilo que está além da minha visão são ambos o mesmo, não existe diferença. O criador e a criação não são duas partes distintas.
O criador não criou a criação, mas se manifestou ou se transformou em criação.'
Quando eu digo ‘Hari Om Tat Sat’ me lembro que aquilo que eu vejo e aquilo que eu não vejo são ambos o mesmo.
Sua letra traz os aspectos masculinos e femininos (Bhagavati e Bhagavate) da Suprema criação (ParaBrahma) em comunhão para a transformação através da Verdade (Sac ou Sat), Consciência (Cid) e Felicidade (Ananda).
Na Índia é utilizada para dar a iniciação espiritual em algumas linhagens, assim comprovando sua eficácia onde, sombra de dúvida, é um instrumento (oração) poderoso de transformação.
Om Sat Chit Ananda Parabrahma Purushothama Paramatma Sri Bhagavathi Sametha Sri Bhagavathe Namaha “ Este mantra evoca o Deus vivo, pedindo proteção e libertação de toda a tristeza e sofrimento. É uma oração que adora o grande criador e libertador, se manifesta na compaixão, para nos proteger. Este Moolamantra propicia grande paz e alegria para as pessoas de todo o mundo que o cantam, ou mesmo quando o escutam. Ele tem o poder de transportar nossa mente para o estado de felicidade sem causa (ananda), numa fonte de alegria sem limites.
Fonte: http://www.omoneness.com/moolamantra.html apud https://jayayogamag.wordpress.com/2015/10/28/a-magia-do-moola-mantra/
Alguns áudios do Moola Mantra