top of page
singulativoartistico

Mantra Om / AUM - O Som Primordial


“Segure o arco da tradição de conhecimento, coloque nele a flecha da devoção; tencione a corda da meditação e acerte o alvo, o Ser. O mantra OM é o arco, o aspirante a flecha, o Ser o objetivo. Estique agora a corda da meditação, e atingindo o alvo, seja uno com ele.”

Mundaka Upanishad, II:12



Do ponto de vista etimológico, OM é uma palavra sânscrita e significa avati raksati – aquilo que lhe protege, lhe abençoa. É considerado pelos Vedas o “som primordial”. Acredita-se que antes da criação da matéria havia este som e que, portanto, encerra em si todas as energias que permitiram a formação do universo.

O mantra OM possui um símbolo (imagem ao lado) e inclui todas as

palavras de todas as línguas, pois ele é formado pelas letras A, U, M.

"O primeiro som que fazemos ao simplesmente abrir a boca é A e ao fechar M, o U representa todos os fonemas possíveis entre o A e o M.

Dessa forma, ele abarca simbolicamente todos os vocábulos."

Aum é composto por três sílabas, A, U e M com uma crescente e um ponto na parte de cima. Também representam as três gunas de prakrti, reconhecidamente sattva, rajas e tamas e um aspirante objetivando o estado de trigunatita, que é um estado transcendente.


Elas representam os estados de sonho lúcido e dormência da consciência. O crescente simboliza um estado de transcendência. O Āum em pranava, que significa exaltado, insuperável louvor ao supremo princípio, à divindade. De acordo com Patanjali ele simboliza Isvara, a divindade “tasya vacanah pranavah”. Sendo a fonte de todas as energias o Āum é tido como um princípio auspicioso. Nenhuma atividade sagrada está completa, profunda e perfeita sem efetivar-se a suprema graça e o Āum é a melhor invocação para buscar essa graça. (https://www.esysp.com.br/explorando-a-invocacao-a-patanjali/)



O mantra Om liberta o espírito humano dos limites do corpo, mente, intelecto e ego


  • A pronúncia e a vibração do mantra Om tem um efeito calmante sobre o sistema nervoso. Fala-se que a frequência do mantra é de 432Hz¹.



1. A frequência 432 hz pode ser encontrada nos batimentos cardíacos, no contato com a natureza, na ressonância de Schumman, entre outros. Essa frequência é essencial para deixar o cérebro mais ativo e ampliar a nossa consciência.
Ativando o cérebro com uma trilha sonora em 432 hz, o cérebro pode alcançar o estado alfa (8 hz), o que gera a sincronia entre o hemisfério direito e o hemisfério esquerdo do nosso cérebro.
Assim, podemos atingir a chamada superconsciência,, que é quando conseguimos atingir a máxima percepção sobre nós mesmos em um curto espaço de tempo. Tempo esse suficiente para que possamos reconhecer acertos e erros e aprender com eles.
Quando harmonizados com algum som, a frequência 432 hz tem a capacidade de atingir todo o nosso sistema cerebral e isso reflete em nosso corpo e em nossa mente. Essa é uma excelente maneira de desenvolver habilidades e potencializá-los ao máximo.


  • Isso é apenas alguns pontos sobre o Mantra Om que normalmente é vocalizado no início e às vezes no final das práticas de Yoga.


Abaixo trechos do Livro Luz no Yoga de B.K.S. Iyengar sobre o mantra Om:


"De acordo com Sri Vinoba Bhave, a palavra latina omne e a palavra sânscrita Aum derivam da mesma raiz, que significa tudo e ambos os termos expressam os conceitos de onisciência, onipresença e onipotência."


"O símbolo AUM é composto de três sílabas: as letras A, U, M , que escritas em sânscrito trazem um crescente com um ponto no topo ..."


"A letra A simboliza o consciente ou estado desperto ( jagrata-avastha ), U é o estado de sonho ( svapna-avastha ) e M é o estado de sono sem sonhos ( susupti-avastha ) tanto da mente quanto do espírito. O símbolo completo, com o crescente e a ponta superior, indica o quarto estado ( turiya-avashta) que combina todos os estados e os transcende. É o estado de samadhi .


As letras A, U, M respectivamente simbolizam a linguagem ( vak ), a mente ( manas ) e o alento vital ( prana ), enquanto o símbolo completo representa o espírito vivo, que é apenas uma parte do espírito divino. As letras também representam as dimensões de comprimento, largura e profundidade, enquanto o símbolo inteiro representa o Divino, que está acima das limitações de figura e forma.


As três letras A, U, M simbolizam a ausência de desejo, medo e raiva, enquanto o símbolo inteiro indica o homem perfeito (um sthitaprajña ), aquele cuja sabedoria está firmemente alicerçada no divino. Eles também representam os três gêneros: masculino, feminino e neutro; enquanto o símbolo completo representa toda a criação junto com o Criador. Eles também representam os três gunas ou qualidades de sattva, rajas e tamas, enquanto o símbolo inteiro representa um gunatite , ou ser que conquistou e se colocou além da atração dos gunas.. Da mesma forma, as três letras correspondem aos três tempos do verbo: passado, presente e futuro, enquanto o símbolo completo representa o Criador, que transcende as limitações do tempo. Eles também representam os ensinamentos da mãe, pai e guru, respectivamente. Todo o símbolo representa Brahma Vidya , o conhecimento do Ser, cujo ensino é imperecível.


O A , o U e o M descrevem ainda os três estágios da disciplina iogue: Asana, pranayama e pratyahara . O símbolo como um todo indica samadhi , a meta para a qual os três estágios servem como degraus. Por outro lado, representam a tríade da Divindade, ou seja: Brahma , o criador; Visnu , o Protetor e Siva , o destruidor do universo. O símbolo inteiro representa Brahman , de quem o universo emana, em quem tem seu desenvolvimento e realização, e em quem finalmente se funde. Ele não se desenvolve nem muda ... ” ...

"As letras A, U, M, indicam, ao mesmo tempo o mantra" tat twam asi " (" Isso é você "), a realização da divindade do homem dentro de si mesmo.


O símbolo completo representa esta realização que liberta o espírito humano dos limites do corpo, mente, intelecto e ego. "


63 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


Post: Blog2_Post
bottom of page