top of page
singulativoartistico

Saraswati - um pequeno resumo sobre a Deusa da Sabedoria, Conhecimento e das Artes!



Significado de Saraswati

O nome da deusa Saraswati em sânscrito pode trazer alguns diferentes significados, como “a essência do ser”, “elegante” ou “aquela que possui lagos e rios”.


Deusa que faz parte da Trimurti – trindade das deusas do hinduísmo, ao lado de Lakshmi e Shakti. É a personificação da sabedoria, das artes e da música. Existem textos que consideram-na a primeira esposa de Vishnu, enquanto outros relatam um casamento com o deus Brahma ( o Criador do Universo), e por meio de suas energias que é possível expandir a visão da mente e superar quaisquer obstáculos emocionais ou espirituais.

É a protetora dos artesões, pintores, músicos, atores, escritores e artistas em geral.

É a deusa das artes e talentos mais expansivos. Ela também guarda aqueles que buscam conhecimento, como os estudantes, os professores, os escritores e mestres de todas doutrinas e esportes, tudo relacionado à eloquência e ao desenvolvimento do pensamento, da mente e do corpo. A deusa Saraswati emerge do chakra Anahata no centro do coração, ou cardíaco, se estendendo através do centro da testa. Portanto, o seu poder com o som está contido em cada ser humano a partir de todos os níveis do nosso ser e do nosso desenvolvimento espiritual, corporal e mental.

Saraswati nos ensina muito sobre a aura do conhecimento, sobre como expandir nossa mente e nossa visão.

No livro dos Vedas possui o conhecimento universal, além de todas as características ilustradas em branco e simbolizam a pureza, a beleza, a calma, a paz, a paciência, a retidão e à obediência à esta figura grandiosa.


Saraswati espalha paz e é acolhida aos que rogam por ela, como deusa do interior humano e das boas decisões dos homens diante das afrontas da vida e lamúrias às quais o homem é posto à prova diariamente.


Em geral, Saraswati traz paz àqueles que a adoram, sendo uma deusa que fortalece o interior das pessoas que precisam enfrentar as dificuldades da vida por meio do conhecimento. Ela ativa o que está reprimido em cada ser humano, despertando as forças do ser.

Mesmo que Saraswati ou Sarasvati sejam os nomes mais comuns da deusa, ela também é conhecida e identificada por outros ao longo da história. Alguns dos nomes da deusa Saraswati são:

* Vag Vadini: deusa da eloquência;

  • Vach: deusa da voz e da fala;

  • Brami: como esposa de Brama;

  • Maha Vidya: deusa do conhecimento supremo;

  • Sarada: doadora da essência primal;

  • Vagish Vari: origem da linguagem;

  • Maha Sarasvati: origem primal.

*Curiosidade

Benzaiten é considerada a Sarasvati japonesa. É dito que o simbolismo de Beizaiten foi introduzido no Japão durante os séculos VI e VIII, junto com o budismo e através dos chineses e as traduções, do chinês para o japonês, do Sutra da Luz Dourada, o qual fala sobre Sarasvati e Lakshmi. Na imagem japonesa, ela está associada tanto à fortuna quanto ao conhecimento. Ela segura uma Biwa, uma espécie de alaúde japonês, o que instantaneamente nos remete à imagem de Sarasvati.

Assim como Sarasvati, ela também está associada às águas, porém as águas do oceano. É considerada a deusa da eloquência. É, num sentido mais profundo a deusa de tudo aquilo que flui como a água: as palavras, o conhecimento, a eloquência, a música. Posteriormente ela se tornou uma das sete deidades da fortuna japonesa.

* Cultua-se a deusa, todo primeiro dia da primavera. É um dia sagrado em que os adoradores da divindade se vestem de amarelo, cor símbolo da sabedoria e prosperidade.


* uma pequena forma de contar o mito da deusa Saraswati

De acordo com o mito hindu, no começo da existência havia apenas caos e desordem no universo. Ao perceber isso, o deus supremo Brahma se perguntou como poderia mudar essa realidade.

Foi então que surgiu a deusa Saraswati, criada pelo próprio Brahma para oferecer harmonia ao mundo e permitir ao homem que encontre conhecimento para evoluir.

Brahma também adquiriu a sabedoria necessária para pensar, sentir, compreender e se comunicar. São forças que os seres humanos têm acesso ao venerar Saraswati que encheu o universo com mantras carregados de energia vital.

Brahma então se tornou o criador do mundo, junto de Saraswati com sua sabedoria.


Um dos mantras à Deusa:

Ya Kundendu Tusharahara Dhavala Ya Shubhra Vastravrita

Ya Veena Varadanda Manditakara Ya Shveta Padmasana

Ya Brahmachyuta Shankara Prabhritibhir Devaih Sada Pujita

Sa Mam Pattu Saravatee Bhagavatee Nihshesha Jadyapaha॥1॥


Significado - 
Saudações a Devi Saraswati, 
Que é branca pura como Jasmim, como o frescor da Lua, 
brilho da Neve e brilha como a guirlanda de Pérolas;  
Quem está coberta com vestes brancas puras, Cujas mãos são adornadas com Veena (um instrumento musical de cordas) e o cajado que dá bênçãos; e Quem está sentado em puro Lótus branco, Quem é sempre adorada pelo Senhor Brahma, 
Senhor Acyuta (Senhor Vishnu), 
Senhor Shankara e outros Devas, 
Ó Deusa Saraswati, por favor, 
proteja-me e remova minha ignorância completamente.




Referências do texto tiradas dos seguintes sites:


https://www.astrocentro.com.br/blog/espiritual/deusa-saraswati/

https://www.wemystic.com.br/saraswati-deusa-indiana/

https://vidadeyoga.com.br/simbolismo-de-sarasvati/

305 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Komentar


Post: Blog2_Post
bottom of page