Praticar yoga é uma bela maneira de integrar-se.
Corpo, mente, respiração e Alma.
Perceber desde a superfície até o mais profundo do Ser, através do corpo, da prática consciente dos àsanas (posturas).
Yoga não é somente físico ou espiritual ou que mais somos acostumados a ler e ouvir falar.
Ele pode ser considerado um estado de vida, uma prática que nos conduz à comunhão com o Divido ou Sagrado que há em nós e fora de nós.
Seja o que você entende ou acredita com relação à Divino ou Sagrado...
Ler as palavras de Guruji B.K.S. Iyengar, no livro La esencia del yoga, conduz-me a traduzir e escrever sobre o quão profunda e benéfica a prática de yoga pode proporcionar.
Yoga é a comunhão da alma individual com a Alma Universal, a fusão de jivatman com Paramatman ¹
(B.K.S. Iyengar, 2008, p.112).
Silenciar e aquietar a mente são formas de nos levar para este estado de União.
Se você possui a felicidade e a boa sorte de praticar num lugar silencioso e harmonioso, é metade do caminho andado, porém, não é a resolução dos seus problemas.
Sendo que todo lugar é o lugar, estar presente é um modo de conduta, de pensar e agir esteja onde estiver.
O Hatha Yoga é uma disciplina vigorosa para transformar o corpo inerte (tamásico) e elevá-lo ao nível da mente vibrante (rajásica). Quando corpo e mente são igualmente vibrantes, ambos são instruídos para alcançar a serenidade de Sí-mesmo (atma) para que os três veículos do ser humano se dirijam com ritmo e concordância até a iluminação e emancipação.
(B.K.S. Iyengar,2008, p.207).
Permitir-se ao exercício, à experiência de treinar essa mente descontrolada com um corpo não presente é permitir-se desenvolver a concentração de manas (mente, pensamento, intelecto, propósito, vontade).
O ato de experienciar essas práticas conduz ao praticante uma melhora de saúde física, mental e emocional. E um dos galhos dessa árvore é a prática dos ásanas. Ao praticar yogasana é possível manter os sistemas respiratório e circulatório em equilíbrio, resultando no equilíbrio dos demais sistemas. Essa intercomunicação traz mais consciência e inteligência para cada célula do corpo. Iyengar dizia que a necessidade de praticar com atenção e percepção consciente era vital para poder seguir os caminhos de jnana (Conhecimento), bhakti (devoção) ou karma (ação correta) e que eles florescem mediante a prática de asana e pranayama.
“O Yoga é música para o corpo e a alma”
(B.K.S Iyengar, 289).
Ao silenciar a mente, se traz atenção ao corpo, como um veículo que sintoniza a rádio da Alma do silêncio.
Para Iyengar, o silêncio conta com seu próprio ritmo e melodia e a paz com silêncio conduz a musica da alma (p.285).
Desta forma, a melodia do presente pode nos levar para a música do divino.
Diligência e graça por todos os mestres que aqui existem e aqui passaram para nos ofertar caminhos para um melhor desenvolvimento como seres viventes nesta Terra, de forma harmoniosa e feliz.
Sou grata!
“Que este conhecimento antigo flua como o som da música, de geração a geração. A arte é infinita, mas estamos limitados por um tempo finito. Os risis de antigamente tiveram razão em dizer que devíamos transmitir nosso conhecimento para as gerações seguintes. Nós não seguiremos vivendo, mas a arte permanecerá viva e vital para sempre”
(B.K.S. Iyengar,2008,p.294)
Referencia :
B.K.S. Iyengar – La esencia del yoga, a stadala yogamala Volume II, Traducción del inglês de Miguel Portilho. Editorial Kairós, Barcelona, 2008.
(tradução livre da autora,em português)
1. Paramatman – Si-mesmo Supremo. Jivatman (energia individual)
Comments