top of page
singulativoartistico

A Arte da Meditação II: Vipassana

Atualizado: 5 de ago. de 2021

Vipassana significa ver as coisas como elas realmente são, é uma técnica muito antiga de meditação da Índia e dizem que foi o Buda Gautama que redescobriu e ensinou essa prática como um "remédio universal para males universais".


Alimentada pelo texto que consta no site dhamma.org e onde pude vivênciar o curso de 11 dias de Vipassana no RJ, Centro Miguel Pereira em 2018 - falamos um pouco desta técnica de meditação.


Para isso, Sr. S.N. Goenka , depois de ter sido treinado pelo seu professor durante catorze anos, estabeleceu- se na Índia, iniciando os seus ensinamentos de Vipassana em 1969. Desde então, ele ensinou dezenas de milhares de pessoas de todas as raças e religiões, no ocidente e no oriente e difundiu esta prática para todo o mundo.


Um dos primeiros passos para refinar a atenção da mente é observar a respiração que entra e sai pelas narinas. Depois de alguns dias com esse exercício e a mente mais calma se passa a observar as sensações por todo o corpo, sem reagir com aversão ou avidez reconhecendo a efemeridade das flutuações da mente e as próprias sensações corporais. Durante um curso de Vipassana é dado etapas dessas observações onde a cada dia o corpo e mente estão mais sutis e "refinados" em suas observações.


Esta meditação é um treino para a mente que assim como um exercício para o corpo é necessário disciplina e continuidade, quanto mais se faz melhor se fica!


Este fenómeno físico-mental é como duas faces de uma moeda. Numa das faces, estão os pensamentos e as emoções a surgir na mente; na outra, estão a respiração e as sensações corporais. Quaisquer pensamentos ou emoções, quaisquer impurezas mentais que surjam, manifestam-se na respiração e nas sensações daquele momento. Logo, observando a respiração ou as sensações, estamos, de facto, a observar as impurezas mentais. Em vez de fugirmos ao problema, estamos a encarar a realidade como ela é. Como resultado, veremos que essas impurezas perdem a sua força; não nos dominam mais como no passado. Se persistirmos, elas finalmente desaparecerão completamente e começaremos a viver uma vida pacífica e feliz, uma vida cada vez mais livre das negatividades. (Goenka)


Quanto mais se treina para uma mente pura mais se experiencia um amor altruísta, compaixão e uma vida mais equânime diante de qualquer situação. Quando nos tornamos pessoas mais compassivas e serenas ressoamos essa energia a tudo que nos circunda.


Mesmo para quem nunca praticou meditação e se diz incapaz de fazer, querendo todo mundo pode e consegue!

E Vipassana é uma bela maneira de começar.


Vamos?




QUE TODOS OS SERES SEJAM FELIZES







15 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


Post: Blog2_Post
bottom of page